segunda-feira, agosto 28, 2006

Super Race 2006 - Etapa Cambuquira


Aconteceu entre os dias 25 e 27 de agosto a etapa do Super Race 2006 em Cambuquira. Esta etapa foi válida como Regional para o Brasileirão 2006, Campeonato Carioca e Campeonato Paulista.
O campeonato teve uma participação muito expressiva com cerca de quarenta e seis pilotos inscritos alguns vindos de longe como o André Wolf ( RS ), o Aldo Xavier ( PN ) e o Glauco ( DF ).
As condições estavam simplesmente fantásticas, com teto em torno dos 3.300m e térmicas consistentes na casa dos 7m/s.
Já no primeiro dia de treinos ( quinta-feira 24/08 ) alguns pilotos passaram da marca dos 100km fácil e o piloto Glauco ( DF ) teve que acionar seu reserva ao tentar realizar um looping mal sucedido com sua Litespeed.
É . . . a coisa fica braba quando a condição é forte e o céu de Cambuquira demonstrava claramente o que nos esperava.

  • PROVA 1 ( 95 km )

Com dois pilões e pouso no aeroporto Melo Viana no caminho para Três Corações a prova foi de altíssimo nível técnico com os pilotos Luizinho Niemeyer, Max Turiacco, Máskara e Nenê Rotor se alternando na liderança da prova, até que próximo ao segundo pilão o Máskara de São Paulo conseguiu uma térmica forte que o colocou em posição de grande vantagem em relação ao restante do pelotão e garantindo o primeiro lugar na prova.
Na equipe Aeros o Luizinho teve problemas com seu GPS perdendo preciosos pontos relativos à liderança da prova terminando somente na sétima posição, enquanto o outro piloto Aeros, Max, ficava em terceiro.
O grande susto desta prova ficou por conta do piloto que carrega Cambuquira no nome - Paulo Cambuquira - qu voando sua Wills Wing T 2 sofreu um acidente até o momento inexplicado na chegada do goal sendo obrigado a acionar o paraquedas de emergência. Graças aos Deuses o piloto nada sofreu além do grande susto e do prejuízo material.
De qualquer forma fica aqui nossa solidariedade com o Paulinho Cambuquira que está voando muito bem e que se não fosse este acidente teria certamente obtido uma boa colocação.

Resultados ( Prova 1 )
1- Leonardo Dabur - Máskara - SP - WW T2
2 - Nenê Rotor - SP - WW T2
3 - Max Turiaco - RJ - Aeros Combat L


  • Prova 2 ( 109km )

Dia inesquecível com um céu repleto de nuvens anunciando um vôo muito disputado. O que se diz desta prova é que podia-se até errar a rota, mas ainda assim o vôo seria ótimo.
Com apenas um start os piltos partiram todos em direção ao primeiro pilão e já neste momento começaram a surgir as diferentes estratégias de navegação.
Alguns pilotos optaram por seguir uma rota mais atrás da cordilheira da rampa de Cambuquira, enquanto outros seguiam firmes por esta linha.
Chegando ao primeiro pilão pudemos observar que tanto uma como outra rota funcionaram muito bem com alguns pilotos chegando juntos ao pilão, sendo que somente o Máskara (SP), que seguiu sozinho ainda mais a direita da rota conseguiu uma pequena vantagem nesta perna.
A caminho do segundo plião pudemos todos viver o melhor do vôo livre com térmicas fortes e cloud streets longos e consistentes.
Nesta perna os destaques foram o Luizinho ( RJ), o Nene (SP) e o Max (RJ), que puxando na frente seguiam em uma disputa acirrada para ver quem levaria o maior bônus de liderança. Atrás completavam o pelotão o Marcinho (RJ), Michel (SP), Geraldo Nobre (RJ), Zé Gala (RJ), Paulo Cabeleira (RJ) e o Máskara (SP).
Para os três pilotos do primeiro pelotão ( Luizinho, Nene e Max ), o terceiro pilão foi o grande vilão da prova, pois ao adotarem uma postura agressiva em direção ao goal perderam muita altitude sendo obrigados a voltar para conseguirem a térmica que os levaria até o goal. O Max infelizmente não teve a mesma sorte e acabou pousando fora. Luizinho e o Nene se atrasaram em relação ao segundo pelotão que usou este erro para liquidar a fatura.
O Máskara ( SP ), provando que está em ótima fase após o excelente resultado no Pré Mundial no Texas há duas semanas levou novamente a prova e garantiu o título da etapa que terminou assim:

Resultados ( Prova 2 )
1- Máskara (SP) - WW T2
2- Zé Gala ( RJ) - WW T2
3 - Michel Louzada (SP) - WW T2

A prova 3 foi cancelada devido a entrada de uma frente fria que mudou o cenário.
O resultado final da etapa foi:

Super Race
1 - Máskara (SP) - WW T2
2 - Michel Louzada (SP) - WW T2
3 - Nene Rotor ( SP ) - WW T2
4 - Márcio Rosadas (RJ) - Litespeed S
5 - Luiz Niemeyer (RJ) - Combat L

Carioca
1 - Márcio Rosada - Litespeed S
2 - Luiz Niemeyer - Combat L
3 - Geraldo Nobre - WW T2
4 - Zé Gala - WW T2
5 - Paulo Cabeleira - Combat L

Carioca Intermediário
1 - Armando Pires - Litesport
2 - Ronaldo Penna - Laminar
3 - Luiz Mario - Combat 2

Paulista
1 - Leonardo Dabbur ( Máskara ) - WW T2
2 - Michel Louzada - WW T2
3 - Nene Rotor - WW T2
4 - Marcelo Ferro - Litespeed S
5 - Sérgio Galvas - Combat L

Paulista Advanced
1 - Eduardo Oliveira - Litespeed S
2 - Ivan Borges - Litespeed S
3 - Marião -Litespeed

Com a próxima etapa do brasileiro se aproximando para definirmos os pilotos da equipe que irá representar o Brasil no mundial de 2007 a disputa fica quente e não tem praticamente ninguém já definido pois os resultados estão muito embolados o que prova que o nível dos pilotos está muito alto. Bom pra nós pois se realmente for permitido levar duas equipes o Brasil estará mais forte do que nunca.



quarta-feira, agosto 16, 2006

Combat L 12 - irmã caçula para pilotos leves.

A Aeros acaba de lançar a COMBAT L 12, a menor e mais leve asa da família COMBAT L.
A asa já está em linha de produção e a fábrica anuncia que está aberta a receber as primeiras ordens.
Nos testes realizados a COMBAT L 12 mostrou-se muito boa com excelente comando para manobras e taxa de rotação ( roll rate ) e com uma velocidade de stall muito baixa.
Esta asa é capaz de voar térmicas em velocidades ainda menores do que suas irmãs maiores além de pousar com muita facilidade.
Ah . . . pensando nos pilotos menores a Aeros também alterou as dimensões do trapézio, que agora é menor que o das demais versões.

terça-feira, agosto 15, 2006

Brasília Open 2006 ( provas 2 e 3 )

Antes de mais nada gostaríamos de nos desculpar com todos os amigos e leitores de nosso blog que buscaram notícias de Brasília. Infelizamente devido as competições e também a longa viagem de volta, somente agora podemos atualizar todos os detalhes desta competição que se não teve o glamour de um brasileiro, com certeza brindou todos os que dela participaram com provas emocionantes e vôos fantásticos.
Então vamos lá...

  • PROVA 2 ( 102km )

Marcada por uma perna contra vento entre o primeiro e segundo pilão, a prova foi extremamente seletiva e somente aqueles pilotos que souberam ter a paciência necessária para aguardar o momento certo puderam partir para a Esplananda dos Ministérios.
O Guga Saldanha provou mais uma vez que está em sua melhor fase e venceu a prova com certa facilidade, chegando quase meia hora na frente do segundo colocado.
O destaque curioso do dia ficou por conta do piloto carioca Alexandre Lima, o Comando, que com fortes dores nas costas decidiu abortar o vôo ainda no primeiro pilão chegando no goal sozinho e gerando em todos os espectadores a impressão de que havia ganhado a prova. Muitos flashes e entrevistas até que ele informou que estava fora da prova.
  • PROVA 3 ( 100km )

Prova tradicional do local com pilão em Formosa e goal em Brasília. Neste dia pudemos todos voar em buscas das nuvens que até então não haviam nos brindado com sua existência.
Até o pilão o pelotão da frente era fomado basicamente por todos os pilotos que disputavam as primeiras colocações capetaneados pelo Guga Sladanha e pelo Luizinho Niemeyer. Após Formosa deu-se início a corrida em direção a Esplanada dos Ministérios onde os piotos buscavam as melhores rotas para conseguir abrir vantagem sobre os adversários. Novamente Guga ( sempre ele ), provou que este pode ser o seu ano e levou a prova com vantegem mínima sobre o Luizinho Niemeyer e garantiu o título da competição.
Ao time Aeros restou a alegria de ver três asas entre os quatro melhores do dia, com destaque para o Comando que com apenas dois anos de vôo conseguiu uma histórica terceira colocação na prova. O italiano Max Turiaco foi o quarto.
No final as primeiras colocações foram:

1 - Guga Saldanha ,RJ - Litespeed S
2 - Márcio Rosadas, RJ - Litespeed S
3 - Marcelo Ferro, SP -Litespeed S
4 - Marcelo Moicano, RJ - Combat L
5 - Luiz Niemeyer, RJ - Combat L

Agora vamos nos preparar para a próxima etapa do regional em Cambuquira.

sexta-feira, agosto 11, 2006

Brasília Open 2006 - 1ª prova


Cerca de trinta pilotos de Brasília, Rio e São Paulo estão em Brasília para disputar o Brasília Open 2006.
Como este ano não teremos a etapa do Brasileiro na Capital Federal os pilotos resolveram participar desta "brincadeira" de apenas três dias.
Apesar da distância e de alguns perrengues com a Polícia Federal de Paracatu ( cerca de 200km de Brasília ), o que todo mundo veio em busca foi realmente das térmicas fantásticas dos céus do cerrado.
Não podia deixar de ser diferente. Apesar do ventão cedo na área de decolagem todos tinham a certeza de que rolaria prova.
Foi decido um percurso relativamente curto ( 77,8km ), para forçar a galera contra o suposto vento leste/sudeste que parecia estar soprando. Céu sem nuvens os pilotos partiram em busca das térmicas. E foi logo ali na Cachoeira do Itiquira que o cerrado mostrou sua cara. Térmica de 8,5m/s, lisa e salão. Era tudo o que todos queriam. E a prova acabou sendo curta.
Ainda não temos o resultado oficial, porém ao que tudo indica as colocações foram.


1 - Paulo Cambuquira, SP - WW T2
2 - Marcelo Ferro, SP - Litespeed S
3 - Michel Louzada, SP - Litespeed S
4 - Marcelo Moicano, RJ - Combat L
5 - Marcio Rosadas, RJ - Litespeed S
6 - Luiz Niemeyer, RJ - Combat L


Como Brasília promete sempre oferecer boas condições de vôo, amanhã tem mais . . .