sexta-feira, junho 30, 2006

Campeonato Europeu - Croácia 2006




Houve um tempo em que os resultados nas competições internacionais do time Aeros dependiam inteiramente do Campeão Mundial Oleg Bondarchuck. Desde então esta situação tem mudado drasticamente. No Campeonato Europeu de 2004 o número de asas Aeros já era o maior entre todas as fábricas atingindo cerca de 36% do total dos pilotos participantes.
No Cameponato Europeu deste ano, realizado na Croácia, este número foi ainda mais significativo pois dos 98 pilotos participantes, 46 voam Aeros, ou seja, 47%.
O campeonato estava previsto para acabar no dia 29/06, contudo ainda não temos a confirmação dos resultados definitivos.
Até o momento as três primeiras colocações são:

1 - Michael Friesenbicher ( Áustria ) - Litespeesd S 3,5
2 - Oleg Bondarchuck ( Ucrânia ) - Aeros Combat L
3 - Primoz Gricar ( Eslovênia ) - Aeros Combat L


Resultados podem ser vistos no site www.homo-volans.hr

terça-feira, junho 20, 2006

Itamonte 2006 - Prova 3


Último dia de provas o sábado 17 de junho amanheceu prometendo ser o melhor dos três dias de competição. O litoral da região Sudeste havia sido tomado por uma frente fria que trouxe muita chuva por exemplo para o Rio de Janeiro e litoral de São Paulo, contudo devido a altura da serra da Mantiqueira ficamos portegidos do mal tempo, o que na verdade acabou contribuindo para a foramção das nuvens fazendo deste dia a prova mais competitiva de todas.
Com teto na casa dos 2.800mts os pilotos partiram todos no start juntos em busca da próxima térmica - o vôo prometia ser acelerado.
Logo na largada o Carlinhos Niemeyer, locomotiva do time Aeros, decidiu fazer um vôo mais ousado em busca de conquistar a liderança da competição. Segundo ele a estratégia foi; " calça de veludo ou bunda de fora".
Na verdade quase que ficou com a bunda de fora, pois apesar da companhia do Luizinho e do Moicano que optaram em seguir na mesma rota, a decisão mostrou-se equivocada e os três ficaram bem baixos na frente, correndo o risco até de pousarem, vendo o pelotão que trazia o Nene, o Guga, o Máskara e o Marcinho passarem por cima com tudo.
Daí pra frente o jogo do time Aeros foi correr atrás do prejuízo tentando ao máximo recuperar posições. Com a condição excelente e todos andando muito rápido ficou difícil uma recuperação plena, mas no final todos ficaram satisfeitos com seus resutados.
Parabéns ao Horoldão pela organização e nossos agradecimentos ao Prefeito de Itamonte pelo incentivo.

Resultados :

Desafio Rio-São Paulo

Rio de Janeiro Bi-Campeão

Geral

1 - Nenê Rotor ( SP ) WW T2
2 - Guga Saldanha ( RJ ) Litespeed
3 - Carlinhos Niemeyer ( RJ ) Combat L
4 - Leonardo Dabbur "Máskara" ( SP ) - WW T2
5 - Marcelo Andrei "Moicano" ( RJ ) - Combat L

Carioca

1 - Guga Saldanha - Litespeed
2 - Carlinhos Niemeyer - Combat L
3 - Marcelo Andrei "Moicano" - Combat L
4 - Geraldo Nobre - WW T2
5 - Klaus Koch - Litespeed

Carioca Intermediário

1- Alexandre Lima "Comando " - Combat L
2 - Justino Quissua "Bito" - Combat L
3 - Nito Nogueira - Litespeed

Paulista

1 - Nenê Rotor - WW T2
2 - Leonardo Dabbur "Máskara" - WW T2
3 - Márcio Freire - Combat L
4 - Paulo "Cambuquira" - WW T2
5 - Marcelo Menin - Litespeed

Paulista Advanced

1 - Alexandre Xexa - WW T2
2 - Ivan Borges - Litespeed
3 - Alessandro "Chokito" - Litespeed

Mais informações sobre os resultados podem ser obtidas ne página http://superrace2006.pgcomps.net/comps/

Itamonte 2006 - Prova 2


Sexta-feira 16 de junho , o dia amanheceu aparentando uma melhora nas condições de vôo. Algumas nuvens podem ser vistas formando acima das montanhas de Itamonte.
A galera mais uma vez se encontra no Casa Alpina e de lá partimos todos para a rampa. Muitas asas, pouco espaço, mas o clima é de perfeito entrosamento entre todos os participantes.
Aproveitando a melhora das condições a prova foi definida com 62,3km, porém com apenas um pilão na cidade de São Lourenço.
A térmica da rampa estava fantástica, apesar da turbulência os pilotos puderam alcançar alturas em torno dos 3.000mts e o visual que proporcionou a todos foi indescritível com as montanhas de Itatiaia e a cordilheira da Serra da Mantiqueira emoldurando momentos imperdíves.
O pelotão da frente formado pelos pilotos Guga (RJ), Carlinhos(RJ - Combat L), Luizinho(RJ-Combat L), Moicano (RJ-Combat L), Marcelo Ferro (SP) e Marcelo Menin (SP), seguiu um pouco mais a esquerda da rota buscando o caminho das nuvens, porém o outro pelotão liderado pelo Nene Rotor (SP) e o Máskara (SP) conseguiram alcançar o pilão na frente e daí foi uma correria desenafreada buscando a volta para o goal. No final o Nene conseguiu abrir uma confortável vantagem em relação ao segundo Klaus (RJ) e deixando os demais ainda mais atrás.
No Desafio Rio-São Paulo a pontuação do Rio estava ainda num patamar seguro rumo ao Bi-Campeonato.


Resultados


1 - Nene Rotor (SP) WW T2
2 - Klaus Koch (RJ) Litespeed
3- Guga Saldanha (RJ) Litespeed
4- Leonardo Dabbur "Máskara" (SP) WW T2
5 - Carlinhos Niemeyer (RJ) Combat L

Itamonte 2006 - Prova 1


Quinta-feira, 15 de junho, os pilotos se reunem no Hotel Casa Alpina para fazerem suas inscrições e encontrarem já antes da subida para a rampa alguns de seus amigos e adversários. É porque no vôo livre todos são amigos, mas também adversários e é isto que faz as competições serem acima de tudo uma grande diversão para todos.

Prova 1:

Devido as condições de vôo não muito favoráveis a prova escolhida teve apenas 49,7km com um pilão e goal em Itamonte.
Após um início de prova complicado com os pilotos se enroscando abaixo da rampa em térmicas turbulentas todos partiram em direção ao primeiro pilão após a abertura do start gate.
Para alcançarem o pilão os pilotos eram obrigados a cruzar uma cordilheira, a qual separava a cidade de Itanhandú de Virgínnia, local do pilão. Devido as fracas condições muitos pilotos não conseguiram fazer esta cruzada e pousaram logo no início da prova. Poucos pilotos conseguiram fazer o pilão em Virgínia e no final apenas quatro completaram a prova, com destaque especial para o Alexandre Lima, o Comando, que chegou em quarto lugar, mas com apenas dois anos de vôo foi a grande revelação do dia.

Resultado Geral:

1 - Guga Saldanha ( RJ ) - Litespeed S
2 - Carlinhos Niemeyer ( RJ ) - Combat L
3 - Nene Rotor ( SP ) - WW T2
4 - Alexandre "Comando" ( RJ ) - Combat L

Itamonte 2006



Itamonte, município mineiro localizado a cerca de 250 km do Rio e 300 km de São Paulo recebeu entre os dias 15 e 17 de junho a competição mais charmosa do calendário brasileiro de vôo livre. O II Desafio Rio-São Paulo.
Dentro desta competição aconteceram também etapas dos campeonatos regionais do Rio e de São Paulo, além do Super Race, que vem se firmando cada vez mais como um importante marco na formação e valorização de novos talentos, graças ao incansável empenho do Haroldo de Castro Neves, o Haroldão.
Pelas características geográficas da região, localizada em uma área rural próxima ao Parque Nacional de Itatiaia, a beleza natural das montanhas em meio a muito verde, cachoeiras, pousadas e hotéis aconchegantes, lareira, vinho, cerveja e muito . . . muito vôo livre, este campeonato reuniu cerca de 52 pilotos, muitos trazendo junto toda a família para curtir o feriado prolongado num ambiente imperdível.
Durante nossa estadia na cidade pudemos reencotrar um dos pilotos que marcaram uma geração, tendo sido integrante da equipe brasileira que disputou o Mundial de 1991 em Governdor Valadares, o Eddie Tilburg, que mudou-se para a região, constituiu família e esteve presente na rampa para rever os amigos e apreciar as decolagens. Valeu Eddie pela presença e pelos bons papos.
Vamos em frente.

Eddie Tilbug e família

quinta-feira, junho 08, 2006

AL 12 e AL 12M os "super brinquedos" da Aeros!


Encotra-se em fase final de testes o que entendemos ser o melhor lançamento no mercado aerodesportivo dos últimos tempos. O motoplanador AL 12M.
Derivado do modelo AL 12, este motoplanador promete muito aos amantes do vôo livre e do vôo a vela. Possui uma característica única, podendo ser desmontado e transportado de carro sem a necessidade dos reboques nos planadores normais. E mais, sua característica de performance permite vôos em áreas pequenas, como a Pedra Bonita no Rio de Janeiro por exemplo.
Com planeio em torno de 30/1 o AL12M deverá proporcionar vôos espetaculares com a garantia do motor para decolagens ( sem necessidade de towing ) e também para casos de "roubadas".
Estamos todos anciosos por seu lançamento, porém enquanto isto não acontece, oferecemos um pouco do AL12 e AL12M para vocês apreciarem.


quinta-feira, junho 01, 2006

Mundial de Vôo Livre( classe 1 feminino, classe 2 e classe 5)


Terminou no Quest Air, clube de vôo na Flórida, no último final de semana o Campeonato Mundial de Vôo Livre categorias feminino ( asa-delta classe 1), rígidas (classe 2) e rígidas (classe 5).
Para os que não sabem a diferença entre rígidas classe 2 e 5 está na forma de comando, sendo a classe 2 com comando aerodinâmico ( ex. Swift ) e as classe 5 sendo a categoria das Atos, Phantom e outras similares.
Pelas informações recebidas o campeonato teve excelente nível técnico com a maioria das sete provas válidas acima dos 100 km.
Este evento trouxe de volta ao cenário de competições o super campeão Manfred Ruhmer, tri Campeão Mundial de asa-delta, só que desta vez arrebentando na classe 2 pilotando uma Swift.
A classe 5 com as Atos e similares provou a enorme supremacia dos pilotos europeus que consquistaram nada menos do que dezenove das vinte primeiras colocações. A salvação dos outros continentes foi o piloto japones Naoki Itagaki que terminou em sétimo lugar.
Na classe 1 feminino a alemã Corinna Schwiegershausen garantiu o título Mundial mantendo assim sua hegemonia no esporte.
Devemos destacar aqui a piloto russa da equipe Aeros que com sua Combat L terminou em terceiro lugar.

Veja os resultados:

Classe 1 - Feminino

1. Corinna Schwiegershauesn ( Alemanha ) - Litespeed 3,5
2. Kari Castle ( EUA ) - Litespeed 4
3. Natalia Khamlova ( Rússia ) - Combat L

Classe 2

1. Manfred Ruhmer ( Áustria ) - Swift
2. Robin Hamilton ( Inglaterra ) - Swift
3. Brian Porter ( EUA ) - Swift

Classe 3

1. Robert Reisinger ( Áustria ) - Atos
2. David Chaumet ( França ) - Impact
3. Alex Ploner ( Itália ) - Atos

Os resultados completos podem ser vistos em http://flytec.com/Events/2006/2_5_w_worlds/scores.htm